terça-feira, 13 de agosto de 2013

Comer de marmita no trabalho é saudável e está na moda!

 




O hábito de levar marmita para o trabalho deixou de ser considerado “coisa de pobre” – como diria Caco Antibes, (personagem interpretado por Miguel Fallabela em Sai de baixo), quando caiu nas graças e no hábito de celebridades do momento como Guilhermina Guinle, Claudia Raia e Claudia Leitte.
Seja por motivo de dieta ou simplesmente pela busca de mais qualidade na alimentação, levar as refeições de casa para o trabalho é a última moda entre as famosas.
Segundo as nutricionistas, o planejamento alimentar é a maior vantagem da marmita. Além da inclusão de alimentos saudáveis na marmita, saber conservá-la é fundamental para garantir a qualidade da refeição.
Usar alimentos de cores variadas, temperá-los com ervas aromáticas e aquecer a marmita na temperatura certa fazem com que o prazer de comê-la seja igual ao sentido com um prato feito na hora.


O que levar na marmita:
- Frutas com casca duram mais. Descasque-as na hora de comer.
- Para o lanche prefira achocolatados de caixinha, que não precisam de refrigeração. Se você não tiver uma geladeira disponível no local de trabalho, evite os iogurtes que não podem ficar muito tempo sem refrigeração.
- Pães com manteiga aguentam mais tempo em bolsa térmica. Outra opção é levar um queijo processado não precisa de refrigeração e passá-lo no pão na hora do lanche.
- Invista em cardápios frios, como saladas com frango desfiado, torta de batata e empadões.


Como conservar:
- De preferência, prepare a marmita pela manhã, antes de sair de casa. Caso precise preparar no dia anterior, mantenha a marmita na geladeira até o consumo.
- Coloque os alimentos em potes separados evitando contaminação e desperdício.
-  Se não puder colocar a marmita na geladeira, conserve-a em bolsa térmica.

O que não levar na marmita:
- Comidas gordurosas, como maionese, bife à milanesa e estrogonofe.
- Frituras (quando reaquecidas deixam de ficar crocantes).
- Alimentos com caldo. Em vez de feijão, opte por salada de lentilha, feijão fradinho ou grão-de-bico.
- Doces como pavês e pudins que podem estragar facilmente.

(Reportagem publicada no Jornal Extra de 31 de julho de 2013)

Nenhum comentário: