quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Particularidades Universais

Jamais tente ser como o outro foi. Eu fiz saber a todos: saboreie, não copie. Aprenda, levante e comece a revelar o próprio traço, mão leve, alma desprendida. -Oh! quem diria? - dirão.
Meu quadro vive cheio de recados: faça isso, faça aquilo, seja, não seja. Uns eu leio uma vez por semana; outros, não; outros não.
(...)
- Você pula de um pensamento para outro na maior tranquilidade, numa bagunça danada, que confusão!
(...)
O maior pecado hoje é justamente o destempero, o excesso abusivo. Dele decorrem profundas carências: de verdade, de respeito, de essência, de limites. Que fazer? - me pergunto diariamente.
(...)
Jamais - me escute - , jamais tente ser como o outro foi um dia. Seja você, o que seu Ser lhe dita para ser, insistentemente, sem alívio, e a isso o conduz e para tanto lhe confirma com a sede, a fome, a ferramenta, a angústia e o consolo.

(Do livro "Bebo chá enquanto os patos grasnam" de Leida Lusmar. Trechos do capítulo: Particularidades Universais.)

Nenhum comentário: