Saúde - Li e e achei interessante!

Glúten - entre vilão e mocinho


O livro "Sirva para vencer: a dieta sem glúten para a excelência física e mental" recentemente lançado no Brasil, reacende a polêmica relacionada ao glúten.
Os que são contra a ingestão do glúten afirmam que ele diminui a imunidade, favorece o acúmulo de gordura, causa inchaço, aumenta a tendência à anemia e osteoporose; o glúten ainda produz uma ação inflamatória no organismo que ataca o funcionamento das células, dificultando a entrada de nutrientes e saída de toxinas.

O que é preciso saber sobre o glúten.
O glúten é uma proteína presente no trigo, na cevada e no centeio. Ele tem a textura de uma cola e é o responsável por dar elasticidade às massas. Por causa dessa viscosidade, ao chegar ao intestino delgado, o glúten gruda nas paredes do órgão. Isso faz com que estruturas localizadas nestas paredes, cuja função é permitir a passagem de nutrientes importantes, fique inflamadas. Esse processo causa o aumento de tamanho destas estruturas, o que permite a passagem de nutrientes desnecessários e prejudiciais ao organismo. Assim, o risco de desenvolvimento de diversas doenças se torna maior.

Alimentos ricos em glúten
Aveia (que naturalmente não contém glúten mas sofre contaminação do trigo no plantio, colheita, transporte e moagem) e farelo de aveia.
Malte.
Farinha, farelo e gérmen de trigo.
Farinha de rosca.
Farofa industrializada.
Pão (francês, integral, de forma e doce).
Bolos, salgados, croissant, pizza feitos com massa de farinha de trigo.
Macarrão e massas a base de trigo, sêmola ou semolina.
Quibe.
Cerveja.
Uísque.
Chocolates e achocolatados maltados.
Molho shoyo contendo trigo.
Docinhos de festa. Pavê. Torta alemã.
Tempura.
Amendoim japonês.

É preciso ter cuidado para que o corte do glúten não cause carência nutricional ou desnutrição. É necessário consultar um especialista antes de iniciar uma dieta.

(Publicado no Jornal Extra de 22 de fevereiro de 20015)


Novo chocolate  produzido no Reino Unido pode ser sinônimo de rejuvenescimento.


Pesquisadores da Universidade de Cambridge estão desenvolvendo um chocolate que pode retardar o aparecimento de rugas e flacidez na pele. O Esthechoc (como será chamado), pode deixar uma pessoa de 50 anos com a pele de 30, com o uso de apenas a 7,5 gramas por dia segundo os cientistas responsáveis.
O chocolate melhora os níveis de antioxidantes e a circulação do sangue, evitando o aparecimento das tão indesejáveis linhas de expressão. Em comparação, os 7,5 gramas diários têm a mesma quantidade de astaxantina (antioxidante) que um filé de salmão e os mesmos níveis de polifenóis que 100 gramas de chocolate amargo.
O Esthechoc deve começar a ser vendido em março, apenas no Reino Unido, por enquanto.

(Publicado no Jornal Extra de 20 de fevereiro de 2015)


Alguns alimentos e sua propriedades


Abacaxi

Fonte de energia, um copo grande de suco fornece, em média, cerca de 150 calorias, além de vitamina A, B1 e C. Facilita a digestão por causa da bromelina, mistura de enzimas que desdobram proteínas. A bromelina é usada na fabricação de xaropes contra a tosse e o catarro brônquico.

Mamão

Considerado uma dádiva da natureza, dele tudo pode ser aproveitado. Nos EUA, as folhas verdes do mamoeiro, secas e reduzidas a pó, são usadas na confecção de remédios digestivos. Na China, a polpa seca é empregada nas inflamações dos pés. A polpa do mamão é indicada para pacientes com úlcera péptica, gota, obesidade e diabetes. Na prisão de ventre crônica, a fruta é perfeita para regularizar a função intestinal.

Morango

Tem atividade antiviral e anticancerígena. Constatou-se que era frequentemente ingerido por pessoas com menor propensão ao desenvolvimento de todos os tipos de câncer. O morango serve como diurético, antitérmico, mineralizante e antiartrítico.

Gengibre

Age como antibiótico (mata salmonella e Staphyloccocus). Ajuda a afastar e prevenir e enxaquecas e osteoartrite. Tem atividade antidepressiva, antidiarréica e antioxidante. É excelente no combate ao câncer.

Cebola

O selênio é o mineral revolucionário da cebola, praticamente o único alimento dos escravos que construíram a pirâmide de Gizé. Mas ela não é útil apenas contra o cansaço. Quem tem diabetes, hipertensão, obesidade e aumento de colesterol e triglicerídeos deve consumir pelo menos, uma cebola crua por dia, como medida preventiva. Ela ajuda a dissolver coágulos responsáveis por infarto, acidente vascular cerebral e embolia pulmonar.

Batata

Contém inibidores anticancerígenos. Tem, também, alto teor de potássio, ajudando, assim, a prevenir pressão alta e os derrames. E ainda garante um atividade estrogênica surpreendente.

Pimentão

Como outros vegetais crus, tem efeito protetor contra o câncer de estômago. Os vegetais crucíferos e verdes têm um efeito protetor especial contra o câncer de estômago. O pimentão tem altíssimo teor de vitamina C, um antioxidante. É excelente no combate a gripes, asma, bronquite, infecções respiratórias, catarata, angina, arteriosclerose e câncer.

Alho

O alho é comprovadamente um antibiótico de amplo espectro que combate bactérias, parasitas intestinais e vírus. Ele é antioxidante, diminui os triglicerídeos em 15% ( um dente de alho por dia), facilita a respiração dos asmáticos, desobstruindo as vias aéreas. Além de tudo, é uma fonte campeã de antioxidantes, possuindo pelo menos quinze substâncias químicas antioxidantes diferentes.

Laranja

Tem todos os tipos naturais conhecidos de inibidores do câncer - carotenoides, terpenos e flavonoides. Rica também em vitamina C, em betacaroteno e antioxidantes. Associada a baixos índices de câncer de pâncreas. Devido ao alto teor de vitamina C, ajuda a evitar crises de asma, bronquite, câncer de mama, câncer de estômago, arteriosclerose e gengivite. Aumenta a fertilidade e o esperma saudável em alguns homens.

Tomate

Principal fonte de licopeno, antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres. Reduz os índices de câncer de pâncreas e cervical.

Maçã

Reduz o colesterol, contém agentes anticancerígenos. Possui atividade antibacterial, antiviral, anti-inflamatória  e estrogênica branda. Tem alto teor de fibras, ajuda a evitar a constipação intestinal, diminui o apetite. Seu suco pode causar diarreias em crianças.

Uvas

Rico depósito de compostos antioxidantes e anticancerígenos. A uva vermelha possui alto teor do antioxidante quercetina. A casca da uva contém resveratrol, que inibe o agrupamento de plaquetas e a formação de coágulos sanguíneos e aumenta o HDL.

Alface

Além de ser fonte de vitaminas A, C e E, sai de cálcio e de ferro, ela contém, no sue talo, um suco cujo princípio ativo, a lactucina, lhe confere propriedades hipnóticas e sedativas. Qualquer que seja o tipo - crespa, lisa, americana - prefira as folhas verdes externas. Elas contém 20 vezes mais vitamina A que as folhas brancas do centro.

Manga

Ela é rica em caroteno (vitamina A); há 50% de caroteno na fruta madura. Com a vitamina C acontece o contrário - ela está mais presente na manga verde.

Banana

Os pediatras recomendam introduzir a papa de banana na dieta dos bebês a partir do terceiro mês. Além de ser fonte de hidratos de carbone, potássio, sódio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio, niacina, vitaminas A, B1, B2 e C, a fruta tem uma substância oleosa, que estimula as funções digestivas e atua contra a diarreia.

Pepino

Comido com a casca, facilita a digestão, além de favorecer a ingestão de enzimas, fibras, vitaminas, sais minerais e glicídios. Nada mais energético e saudável do que o suco de pepino misturado ao suco de cenoura e beterraba. Fonte rica em potássio, deve ser usado por cardiopatas.

Cenoura

Um dos alimentos recordistas em vitamina A, que não é destruída pelos processos de cozimento.

(Reportagem publicada no Jornal O Globo de 11 de junho de 1995)

A alimentação aliada de quem quer parecer mais jovem!


Alimentos que devem fazer parte do cardápio de quem quer manter a aparência jovial e se sentir mais bonito:
  • Ricos em carotenoides: Abóbora, cenoura, mamão e manga;
  • Ricos em vitamina C: Frutas cítricas, rúcula, agrião e alface;
  • Ricos em vitamina E: Castanhas, nozes, linhaça, chia e azeite de oliva.
  • Fonte de isotiocianatos: Brócolis (também considerado anticancerígeno).
  • Fonte de licopeno: tomate.
  • Rico em epicatequina: chá verde.
Para manter a aparência jovial também é importante reduzir a ingestão de doces e frituras.

(Reportagem publicada no Jornal Extra de 16 de outubro de 2014)

Vamos consumir menos quantidade de carne vermelha


O INCA - Instituto Nacional do Câncer aponta (de acordo com resultado de pesquisas sobre o câncer de intestino), que apenas trezentos gramas de carne vermelha devem ser consumidas por semana para evitar o desenvolvimento de doenças.

Alguns alimentos que podem ser incluídos na dieta para uma redução do consumo de carne vermelha:

  • Arroz com feijão - a combinação nutri o organismo de proteína e ferro;
  • Ovo - fonte de proteínas, vitaminas, minerais ômegas 3 e 6;
  • Folhas verde escuras - fonte de ferro e ricas em antioxidante;
  • Carne branca -  ferro, zinco, proteínas e vitamina B 12;
  • Soja, grão de bico, ervilha, lentina e feijão - proteínas, alto teor de ferro, vitaminas do tipo B e fibras;
  • Leite e derivados - proteína de origem animal (não fornecem ferro).
Atenção: os embutidos e defumados são as piores opções já que apresentam muito sódio e substâncias químicas que produzem efeitos tóxicos para o corpo.

(Reportagem publicada no Jornal Extra de 7 de julho de 2014)


Combinando alimentos

A associação de alimentos pode trazer benefícios ou prejudicar a absorção de nutrientes.

Combinações perfeitas:
ARROZ + FEIJÃO - O arroz é rico em metionina, e o feijão, em lisina. Esses dois aminoácidos, não produzidos pelo organismo, são indispensáveis para a formação de novas proteínas.

AZEITE + VINAGRE - Temperar a salada com os dois ajuda na absorção do ferro contido na refeição e ainda faz a comida permanecer mais tempo no estômago, o que prolonga a saciedade.

MAMÃO + LARANJA - O mamão é rico em vitamina A, e a laranja, em vitamina C. Juntas, as frutas ajudam a aumentar a imunidade e fornecem boa quantidade de antioxidantes.

BANANA + AVEIA - Por ser uma fibra insolúvel, a aveia torna a digestão da fruta mais lenta, o que impede um pico de glicose no organismo, adia a fome e permite um melhor aproveitamento de nutrientes.

FEIJOADA + LARANJA - A vitamina C da laranja transforma o ferro do feijão, de origem vegetal, em ferro heme, que é melhor absorvido pelo organismo.

Combinações imperfeitas:
ACHOCOLATADO EM PÓ + LEITE - O achocolatado em pó atrapalha a absorção do cálcio do leite. Prefira chocolate ou cacau em pó solúvel.

PÃO FRANCÊS + MARGARINA - O pão francês é rico apenas em carboidratos, e a margarina contém gordura que agride as artérias. Tratam-se de calorias vazias, ou seja, alimentos com muito pouco nutrientes.

ESPINAFRE + CARNE - O espinafre é rico em oxalato de cálcio, que prejudica a absorção do ferro presente na carne.

CHÁ MATE OU REFRIGERANTE + FEIJÃO - As substâncias da bebida não só atrapalham a absorção do ferro contido na refeição, como desmineralizam os ossos, retirando cálcio deles.

MAÇÃ + BANANA - Prefira combinar uma fruta cítrica com outra não cítrica, como maracujá com manga, por exemplo. Caso contrário, ocorre a oxidação delas, o que prejudica o aproveitamento dos nutrientes.

O pensamento tem poder infinito

Ele mexe com o destino, acompanha a sua vontade. Ao esperar o melhor, você cria uma expectativa positiva que detona o processo de vitória. Ser otimista é ser perseverante, é ter uma fé inabalável e uma certeza sem limites de que tudo vai dar certo.
Ao nascer o sentimento de entusiasmo, o universo aplaude tal iniciativa e conspira a seu favor, colocando-o a serviço da humanidade. Você é quem escreve a história de sua vida - ao optar pelas atitudes construtivas - você cresce como ser humano e filho direto de Deus. Positivo atrai positivo.
Alegria chama alegria. Ao exalar esse estado otimista, nossa consciência desperta energias vitais que vão trabalhar na direção de suas metas. Seja incansavelmente otimista. Faz bem para o corpo, para a mente e para a alma.
É humano e natural viver aflições, só não é inteligente conviver com elas por muito tempo. Seja mais paciente consigo mesmo, saiba entender suas limitações. Sem esforço não existe vitória.
Ao escolher com sabedoria viver sua vida com otimismo, seu coração sorri, seus olhos brilham e a humanidade agradece por você existir.
Pablo Neruda
###############################################


##############################################



################################################




Nenhum comentário: