domingo, 8 de julho de 2018

Dibs, em busca de si mesmo.

O livro " Dibs, em busca de si mesmo", conta a historia de uma criança diferente. Rejeitada por seus pai desde o nascimento, ou ainda antes, desde a sua concepção, Dibs se fecha em si mesmo, mas apreende vários conhecimentos através da observação calada das pessoas à sua volta. Dibs não se comunica verbalmente com as pessoas mas as observa e absorve tudo o que elas lhe transmitem.
Apesar de desacreditado por seus pais, tem credibidade das suas professoras que observam nele um "que" de diferente, quando então é encaminhado a uma terapeuta que se interessa por ele.
Mesmo não tendo a parceria dos pais, apenas uma autorização, D.A., como é chamada por Dibs, inicia um trabalho de ludoterapia.
Em cada encontro semanal Dibs vai se revelando e mostando todos os seus bloqueios, todas as suas "portas fechadas". A partir daí, mudanças são observadas em casa, contribuindo para que sua mae procure a profissional e revele dados importantes na problemática vivência de Dibs.
Na ludoterapia Dibs apresenta todos os fatos que marcaram sua vida, de forma positiva e negativa, e aos poucos vai conseguindo livrar-se, abrir as portas e encontrar o seu caminho.
A concretização do trabalho de D.A. com Dibs se confirma quando ela toma conhecimento de uma carta aberta de protesto, publicada no jornal da escola; no conteúdo da carta ela pode ver como Dibs, agora com 15 anos, tornara-se um jovem brilhante, um verdadeiro líder, cônscio de sua importância na sociedade.

O caminho percorrido pela terapeuta foi o caminho do amor; seu trabalho somente alcançou sucesso porque ela acreditou no ser humano. Se cada ser humano possui uma singularidade, Dibs também possuía a sua e ela apenas ajudou-o a descobrir-se.
O livro também aborda sobre a problemática do rótulo; desde o início Dibs recebe um rótulo negativo - débil mental - que o afasta dos outros, rótulo que fica comprovado no final de seu trabalho ser um rótulo falso.
No capitulo XXIII, a autora mostra o comportamento de Dibs ao visitar uma igreja; sua reação ao se ver dentro dela e suas sensações e seu interesse em saber sobre Deus. É interessante observar o seu interesse por Deus, mesmo seus pais não sendo pessoas religiosas, como ele mesmo diz. E Dibs em todo o seu aparente devaneio, questiona sobre Deus e porque algumas pessoas mostram ter intima relação com Ele e outras não.

Nenhum comentário: