A associação de alimentos pode trazer benefícios ou prejudicar a absorção de nutrientes.
Combinações perfeitas:
ARROZ + FEIJÃO - O arroz é rico em metionina, e o feijão, em lisina. Esses dois aminoácidos, não produzidos pelo organismo, são indispensáveis para a formação de novas proteínas.
AZEITE + VINAGRE - Temperar a salada com os dois ajuda na absorção do ferro contido na refeição e ainda faz a comida permanecer mais tempo no estômago, o que prolonga a saciedade.
MAMÃO + LARANJA - O mamão é rico em vitamina A, e a laranja, em vitamina C. Juntas, as frutas ajudam a aumentar a imunidade e fornecem boa quantidade de antioxidantes.
BANANA + AVEIA - Por ser uma fibra insolúvel, a aveia torna a digestão da fruta mais lenta, o que impede um pico de glicose no organismo, adia a fome e permite um melhor aproveitamento de nutrientes.
FEIJOADA + LARANJA - A vitamina C da laranja transforma o ferro do feijão, de origem vegetal, em ferro heme, que é melhor absorvido pelo organismo.
Combinações imperfeitas:
ACHOCOLATADO EM PÓ + LEITE - O achocolatado em pó atrapalha a absorção do cálcio do leite. Prefira chocolate ou cacau em pó solúvel.
PÃO FRANCÊS + MARGARINA - O pão francês é rico apenas em carboidratos, e a margarina contém gordura que agride as artérias. Tratam-se de calorias vazias, ou seja, alimentos com muito pouco nutrientes.
ESPINAFRE + CARNE - O espinafre é rico em oxalato de cálcio, que prejudica a absorção do ferro presente na carne.
CHÁ MATE OU REFRIGERANTE + FEIJÃO - As substâncias da bebida não só atrapalham a absorção do ferro contido na refeição, como desmineralizam os ossos, retirando cálcio deles.
MAÇÃ + BANANA - Prefira combinar uma fruta cítrica com outra não cítrica, como maracujá com manga, por exemplo. Caso contrário, ocorre a oxidação delas, o que prejudica o aproveitamento dos nutrientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário