terça-feira, 28 de maio de 2013

Medicina promete dar fim aos cabelos brancos.

Pesquisadores americanos descobriram que a descoloração dos fios pode ser revertida com um coquetel antioxidante, que permite sua repigmentação.
A descoberta aconteceu por acaso, quando cientistas estudavam casos de vitiligo, (doença hereditária que causa perda de pigmentação da pele e da cor do cabelo). Os pacientes foram tratados com uma droga que era ativada pela luz do sol. Após sua utilização, o pigmento da pele e dos cílios começavam a retornar.
Durante os estudos, os pesquisadores também descobriram que pessoas que estão ficando grisalhas acumulam peróxido de hidrogênio no folículo do fio, fazendo com que o cabelo se torne branco de dentro para fora.
A notícia foi publicada no jornal da Federação de Sociedades Americanas para Biologia Experimental. Gerald Weissman, editor-chefe do jornal, afirmou que o mesmo tratamento poderia ser desenvolvido para permitir a repigmentação do cabelo grisalho, ou até interromper seu processo de embranquecimento, seguindo o mesmo padrão de repigmentação dos pacientes com vitiligo.
A prioridade, no momento, continua sendo a criação de um tratamento para o vitiligo, mas a solução para os grisalhos também pode aparecer nos próximos anos.

(Resumo da reportagem do Jornal Extra publicada em 8 de maio de 2013)

Nenhum comentário: