Excepcionalmente, por conta da Pandemia de Coronavirus, os Jogos da XXXII Olimpíadas de Verão de 2020 foram realizados em 2021. Ainda sem a presença do público, tendo em vista que a Pandemia ainda não findou, os jogos foram realizados em Tóquio, no Japão, de 23 de julho a 8 de agosto.
Logotipo
Mascotes
Tocha Olímpica
A tenista Naomi Osaca acendeu a Pira Olímpica.
O Brasil ficou em 12° lugar no quadro de medalhas, conquistando 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 8 de bronze, totalizando 21 medalhas. Foi a melhor campanha brasileira na história das Olimpíadas.
Medalhas de Ouro
Ítalo Ferreira
Foi o primeiro brasileiro a receber medalha de Ouro em Tóquio e o primeiro campeão olímpico do surfe, modalidade que estreou nessa Olimpíada.
Martine Grael e Kahena Kunze,
na classe 49er FX da Vela.
Rebeca Andrade deu show em Tokio 2020! No domingo, 1 de agosto, a ginasta brilhou na apresentação de saltos e garantiu a Medalha de Ouro, a sua 2a. medalha nos Jogos Olímpicos de Tokio.
Rebeca entra para a história como a primeira ginasta a conquistar uma Medalha de Ouro na Ginástica Artística Feminina para o Brasil.
Ana Marcela Cunha conquistou sua Medalha de Ouro Olímpica, na Maratona Aquática com o tempo de 1h59m30.8s.
Isaquias Queiróz ganhou Medalha de Ouro na Canoagem C1 1000m.
Com a conquista da Medalha de Ouro em Tóquio o Brasil sobe para o 3° no ranking do futebol masculino em olimpíadas.
Hebert Conceição conquistou sua Medalha de Ouro no boxe na categoria até 78 kg.
Medalhas de Prata
Kelvin Hoefler conquistou sua Medalha de Prata na manhã de domingo (25) na estréia do skate em Jogos Olímpicos. Essa foi a primeira medalha conquistada pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de Tokio 2020.
Rayssa Leal conquista a segunda Medalha de Prata na estréia do skate em Jogos Olímpicos.
Pedro Barros garante mais uma Medalha de Prata para o Brasil no skate.
Rebeca Andrade conquista sua Medalha de Prata na disputa do individual geral da ginástica artística ao som do funk Baile de Favela. Essa é a primeira medalha da história da ginástica artística feminina no Brasil.
Bia Ferreira conquista Medalha de Prata no boxe e faz história com a primeira final de boxe feminino do Brasil em Jogos Olímpicos.
Depois de seguir invicta durante todos os jogos, a seleção de vôlei do Brasil fica com a Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Tokio após perder para a seleção dos Estados Unidos por 3 sets a 0.
Medalhas de Bronze
Daniel Cargnin ganhou a Medalha de Bronze no Judô, na categoria até 66 kg. mantendo a tradição de conquistas de medalhas pelos atletas brasileiros nesse esporte.
Fernando Scheffer garantiu a Medalha de Bronze na Natação, nos 200 metros livres, com o tempo de 1min44seg66, batendo o novo recorde sul-americano dos 200 metros.
Mayara Aguiar garantiu a sua Medalha de Bronze no Judô, na categoria até 78 kg, ao vencer por ippon a atleta da Coréia do Sul.
Mayara se tornou a primeira atleta brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em esportes individuais.
Laura Pigossi e Luisa Stefani conquistaram a Medalha de Bronze no torneio feminino de duplas no Tênis.
Vale ressaltar que o unifirme usado pelos atletas do tênis brasileiro nos Jogos de Tokio 2020 foram confeccionados em nossa cidade - Cachoeiras de Macacu, RJ.
Bruno Fratus conquistou a Medalha de Bronze nos 50 metros livre na natação nos Jogos Olímpicos de Tokio.
Abner Teixeira fucou com a Medalha de Bronze no boxe na categoria peso pesado.
Alison dos Santos conquistou a Medalha de Bronze no Atletismo nos 400 metros com barreira com o tempo de 46seg72.
Thiago Braz, campeão nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, conquistou sua Medalha de Bronze em Tokio, no Atletismo, no salto com vara alcançando a marca de 5,87m.
Parabéns a todos os atletas e comissão técnica!
E vamos rumo a Paris 2024!