A cozinha brasileira está repleta de ingredientes que podem cuidar tanto da pele quanto do cabelo; são ingredirentes que servem tanto para comer como para embelezar.
MAMÃO - Dá mais brilho no cabelo.
Na pele, tem o poder de destruir as camadas mais envelhecidas, evidenciando as mais novas. Abra o mamão e passe no cabelo ou pele, sem as sementes.
GELATINA - Aplicada na pele ou no cabelo, a gelatina cria uma película protetora que evita a perda d'água e, assim, mantém a hidratação. Tem que ser a sem sabor.
CLARA DE OVO - A clara é proteína e estica a pele disfarçando as rugas temporariamente.
Dura cerca de 4 horas. Passe no rosto, deixe a té 20 minutos e lave.
MORANGO - As frutas vermelhas são antioxidantes e rejuvenescem. Aplicar o morango na face diminui a oleosidade e dilata os poros temporariamente. Use na forma de máscara: bata meio copo da fruta com clara de ovo.
PEPINO - Diminui as olheiras e o inchaço (em contato com a pele fina da região ao redor dos olhos, o pepino causa uma contração dos vasos). A fatia cortada bem fina, fria ou gelada, deve ser colocada sobre os olhos.
MELANCIA - A fruta é antioxidante e antienvelhecimento. A aplicação dela é feita com pedaços finos da parte vermelha sobre a pele do rosto, por 10 minutos. As fatias devem estar geladas.
VINAGRE - Qualquer vinagre tem ácido acético, que destrói a queratina mal distribuída, fazendo uma limpeza no fio de cabelo, deixando-o mais íntegro e brilhoso.
CHÁ DE CAMOMILA - A infusão de camomila clareia o cabelo e, para a pela, tem função relaxante e antivermelhidão. Não deve ser adoçado nem usado quente.
AÇÚCAR CRISTAL, SAL E FUBÁ - Ajudam a remover as camadas externas da pele através da esfoliação. Faça uma pasta com sabonete líquido ou um pouco de água e passe na pele com movimentos circulares.
MEL - É antibiótico. Ele mata as bactérias que têm na pele e também impede a perda de água. Serve para a pele que precisa de viço, tônus e previne infecção.
CHÁ DE CEBOLA - Também diminui o tom dos fios, deixando o cabelo mais claro. Apesar do cheiro ser ruim, ele não permanece no cabelo após a lavagem.
LIMÃO - A vitamina C do limão serve para limpar e pode ser usado no cabelo. Porém, ao lavar, não pode deixar nenhum resíduo, pois na pele e em contato com a luz, o limão causa queimaduras.
LEITE - O ácido lático do leite de origem animal destrói a queratina que está sobrando, deixando o cabelo mais brilhoso e homogêneo. Ele também age tirando as camadas mais externas da pele.
AVEIA- O cereal é um ativo calmante para uma pele que está vermelha e coçando. A melhor forma de uso é fazer uma pasta com leite.
BANANA - É adstringente e absorve a oleosidade. Pode ser usada em máscara com aveia.
IOGURTE - Também tem ácido lático e, portanto, as mesmas funções do leite. Como ele é pastoso fica mais fácil de passar na pele ou no cabelo. O produto tem que ser natural ou feito em casa.
ARROZ - Os grãos do arroz não possuem fins estéticos, mas a água que escorre dele quando é lavado antes de cozinhar. Após um dia de descanso, a água do arroz serve para diminuir manchas na pele.
ABACATE - Bom para a pele seca, aumenta a oleosidade natural. No abacate tem tudo o que a camada lipídica da pele tem. Faça a máscara batendo o abacate com um pouco de água, uma vez por semana. Isso recupera e devolve a hidratação da pele.
ABACAXI - A fruta tem função adstringente. Funciona bem para reduzir a oleosidade da pele.
ÁGUA DE COCO - Com muitos sais minerais, um banho dessa água no cabelo maltratado pelo sol é melhor que água normal. A receita é lavar o cabelo com xampu, condicionador e enxaguar com água de coco fresquinha.
(Resumo da reportagem apresentada no Jornal Extra de 2 de março de 2013)