Símbolos da Páscoa e seus significados:
Cordeiro: Moisés sacrificou um cordeiro em homenagem e agradecimento à Deus pela libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Também simboliza, do ponto de vista cristão, Jesus Cristo, que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.
Sinos: são eles que anunciam, nas igrejas católicas, a ressureição de Cristo no domingo de Páscoa.
Círio Pascal: é uma vela acessa com as letras gregas "alfa" e "ômega" (início e fim). A luz da vela representa a ressureição de Cristo.
Pão e vinho: simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia (Santa Ceia).
Coelho da páscoa: simboliza a fertilidade e a esperança de vida nova.
Ovos de Páscoa: assim como o coelho, o simbolismo dos ovos está relacionado com uma nova vida e com a fertilidade.
Colomba pascal: criado na Itália, é um pão doce em formato de pomba. A pomba simboliza a paz de Cristo e também a presença do Espírito Santo.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/pascoa/simbolos_pascoa.htm
Que em 2024 sejam renovadas as esperanças de um mundo melhor, onde reine a paz entre as pessoas e onde haja respeito pela vida (humana-animal-natureza). Que Deus cubra esse novo ano de bençãos.
domingo, 8 de abril de 2012
sexta-feira, 6 de abril de 2012
Sexta-feira Santa
Senhor Morto. Escultura barroca do século XVIII
Matriz de Pirenópolis, Goiás.
Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo Pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo. É o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.
Assinar:
Postagens (Atom)