sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Atenção com as varizes



O problema com as varizes pode ir além da estética!
Varizes são veias dilatadas e tortuosas, que adquirem essa condição devido à pressão que o sangue faz quando passa por elas.
O sangue é distribuído do coração ao corpo pelas artérias. Quando chega ao pé precisa retornar ao coração pelas veias. Como esse retorno venoso é feito contra a gravidade, o sangue precisa fazer mais esforço para subir até o coração. Sendo assim, as veias podem se dilatar se a pessoa tiver fatores de risco para desenvolvimento de varizes.
Fatores de risco:
·         Genética: para pessoas cujo pai e mãe têm varizes, a chance de desenvolver o problema é maior que 80%.
·         Sedentarismo.
·         Uso de anticoncepcionais.
·         Ocorrência de mais de três gestações o longo da vida.
·         Ficar muito tempo sentado ou em pé.
·         Obesidade.
·         Tratamento de reposição hormonal.
De acordo com o cirurgião vascular Carlos Eduardo Virgini, presidente da SBACV-RJ, o problema tende a piorar se não for tratado. Podem aparecer manchas na pele, onde estão as varizes, que não podem ser clareadas depois, e feridas chamadas úlceras venosas. A flebite, inflamação das veias, é outra complicação possível. Até microvarizes, vasinhos aparentes na pele, podem provocar dor e sensação de peso nas pernas, inchaço e câimbras. Além de impedir que a doença se agrave, o tratamento ajuda a aliviar tais sintomas e desconforto. O controle desses incômodos é feito com medicamentos. Para as varizes em si, a indicação é escleroterapía (injeções) ou cirurgia, para casos avançados. Cremes que prometem desaparecer com as varizes não tem fundamento científico

(Reportagem publicada no Jornal Extra de 10 de outubro de 2013)

Nenhum comentário: