terça-feira, 2 de julho de 2013

Plantas bonitas podem ser também perigosas

Algumas das plantas que enfeitam os jardins podem ser tóxicas.
O Instituto Vital Brazil e a Fiocruz lançaram o livro "Plantas tóxicas ao alcance das crianças: transformando risco em informação" pela Editora RioBooks, que apresenta um catálogo com diversos tipos de vegetais e seus efeitos em caso de intoxicação.
Não é necessário acabar com os exemplares das plantas, apenas evitar o contato com a seiva ou a ingestão.
Conheça algumas delas.




Espirradeira - (Nerium oleander)
Pode causar problemas de locomoção, enjoos, vômitos, diarreia, dor de cabeça, tontura, sonolência, confusão mental, delírio, edema pulmonar, pulso fraco, queda de pressão e alterações da frequência cardíaca.



 


Comigo-ninguém-pode - (Dieffenbachia seguine)
Irritação da mucosa da boca, dor e queimação nos lábios e na língua, salivação abundante, enjoos, vômitos, lesões na pele. Ao provocar a  liberação de histamina no organismo, leva ao fechamento da glote, podendo causar morte por asfixia.






Jiboia - (Epipremnum aureum)
Inchaço nos lábios, na língua e no palato, dor e queimação na boca, inchaço da faringe, dificuldade para engolir, enjoos, vômitos, irritação nos olhos e lesão na córnea.





Chapéu-de-napoleão - (Thevitia peruviana)
Dores e queimação na boca, salivação,cólicas, enjoos, vômitos, diarreia, lacrimejamento, fobia a luz, congestão lacrimal e distúrbios cardíacos.








Espada-de-São-Jorge - (Sansevieria trifasciata)
Inchaço nos lábios, na língua e no palato, que podem evoluir para distúrbios respiratórios; dor e queimação na mucosa da boca; salivação abundante; dificuldade para engolir; enjoos; vômitos; conjuntivite; lacrimejamento; hemorragia na membrana que reveste as pálpebras.




(Matéria publicada no Jornal  Extra de 18 de junho de 2013)

Nenhum comentário: