quarta-feira, 24 de julho de 2013

Esfriou? É hora de tomar uma sopinha para aquecer o corpo e nutrir o organismo.




Se a sopa não for consumida ou armazenada até duas horas após o cozimento, é preciso fervê-la por dez minutos antes de guardá-la para evitar que estrague.

Para aquecer as noites frias do inverno que acaba de chegar com vontade, vai bem uma sopinha quentinha que além de leve, é nutritiva e pode ser saborosa. Basta usar a criatividade e prepara o prato de forma correta.

Os temperos industrializados devem ser evitados, pois contém muito sal e glutamato monossódico, o que não faz bem e sabota o  paladar, alerta a nutricionista Rosane França, do Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região.

Um caldo de legumes, que serve como base para qualquer sopa, é uma opção saudável e gostosa.  Também pode ser usado ervas como tempero, como a salsa, que além do sabor ajuda também no cálcio.

Para a sopa virar uma refeição completa, deve ter, pelo menos, uma fonte de proteína (carne ou grãos) e uma de carboidratos (batatas, arroz ou macarrão), além de legumes e verduras.

Evite bater a sopa no liquidificador, já que os líquidos passam mais rápido pelo estômago e dão menos saciedade. Além disso, com os alimentos em pedaços, o corpo trabalha mais a digestão e gasta mais calorias.
 
Um pouco de pimenta ou gengibre transforma a sopa numa aliada do emagrecimento. O prato se torna mais quente e obriga o organismo a gastar mais calorias no processo de resfriamento. Mas cuidado com o exagero!

As sopas também podem ser congeladas por até dois meses. Na geladeira duram até 48 horas.


(Reportagem publicada no Jornal Extra de 1 de julho de 2013)

Nenhum comentário: