sábado, 27 de março de 2010

Laboratório Pedagógico do Curso Normal - 2ª atividade

BOLICHE EDUCATIVO



Objetivo:
Construir jogos de boliche com reaproveitamento de materiais para explorar conteúdos de Matemática e Português (usando letras e números), nas séries iniciais do Ens. Fundamental.

Desenvolvimento:
Dividir a turma em 4 grupos. Cada grupo prepara o seu jogo de acordo com a sequência numérica, ou de letras indicada.
Grupo 1: numerais de 0 a 9.
Grupo 2: vogais e consoantes b.c.d.f.g
Grupo 3: vogais e consoantes j.l.m.n.p
Grupo 4: vogais e consoantes r.s.t.v.z

Em seguida o grupo elabora as normas e regras para o jogo (que será aplicado posteriormente nas turmas do 2º ano do Ens. Fund.)

Após a aplicação do jogo com as crianças o grupo deverá apresentar relatório sobre a atividade.

Materiais para confecção do jogo:
10 garrafas pet de 2 litros com tampa.
papéis coloridos, tesoura, cola
1 meia e retalhos de tecido para confeccionar uma bola.

32 comentários:

Unknown disse...

Nós gostamos muito de aplicar a brincadeira para as crianças.
Notamos que elas são bem diferentes: tem os quietos, que participam, mas que ficam mais na deles; tem os agitados que fazem a metade da bagunça da classe; tem também as meninas unidas que não se separam pra nada; entre outras.
Mas apesar das diferenças, conseguimos controláos; foiu bem divertido e educativo, pois conseguimos colocar em prática tudo que aprendemos em classe.


Alunos: Lorena, Karine, Naelyn, Lorrany, Pâmela, Leidiane, Calebe, Suzane, Eloisa.
CN 1002

Unknown disse...

Nos entendemos que foi um bom começo com as crianças mas não foi tão bomn pois as crianças não obedeceram muito as regras porque a gente não teve paciencia para fazer muito. Abrincadeira não foi boa, não tivimos ideias para brincar com os pinos e mesmo se tivessemos, as crianças não iriamos respeitar !!
As crianças não queriam brincar porque nos alunos anteriores os alunos deram doces e a gente não deu nada( so no final )
As brincadeiras deviam melhorar, as crianças não gostam muito. A brincadeira foi muito sem graça.
Foi só isso que entendemos por que criança a gente nunca entende.

Turma: CN 1002
Alunos: Mayki e Camila Galdino

Unknown disse...

Nossa experiência com as crianças foi interessante e divertida para alguns e enjoativa para outros,pois ainda estamos aprendendo a lidar com elas.
Achamos muitos deles comportados e muitos agitados,porém sempre alegres, além de ser muito cansativo.
Valeu a pena trabalhar com as crianças, pois tivemos uma nova experiência, além de nos divertimos juntos com eles também.
Grupo1: Amanda, Filipe, Luízi, Karina, Karolina, Mishelli, Patrick e Thaynara.Turma:cn1002.

Unknown disse...

A experiência que tivemos com os alunos na brincadeira,foi muito legal e experiente para o nosso desenvolvimento.Paciência é o que o noso grupo mais tivemos pois as crianças obedeceram todas as regras,brincaram com as brincadeiras que fizemos.Percebemos que algumas crianças tinham dificuldade de falar o valor do calculo final,foi preciso o nosso grupo ajuda-los nas contas.Foram as meninas que marcaram mais pontos,pois tinham poucos meninos participando.Mas no final todos participaram,e ja estavam com esperiencia nas brincadeiras.

alunos Gabriela Ana Danielle Leide Adriele Rosangela
turma CN1002

Unknown disse...

Nós do grupa da Marias,adoramos a experiência com as crianças da 3ª série,eles foram muito educados conosco e nós fizeram perceber que devemos ter muita paciência e dedicação ao lidar com crianças.
Achamos muito interessante o fato que algumas crianças são mais lentas do que as outras e isso faz com que nós prestassemos mais atenção no desenvolvimento de cada criança com o jogo.
Foi bem divertido e bem prazeroso para nós Marias.Gostamos muito mesmo da experiência e queremos repetir novamente.

Colégio Estadual Maria Zulmira Tôrres
Turma:CN 1001
Aluna:Aline, Betânia,Fernanda,Lívia,Letícia,Luciana e Samara

Unknown disse...

O nosso grupo ficou meio dividido com relação a opinião final.Um acharam chato e ficaram impacientes,mas a maioria adorou. Nós interagimos com as crianças de maneira espontânea.A cada vitória de um pequenino nós todas gritavamos (baixo é claro) e parabenizamos , com que foi uma das coisas que os incentivavam a querer jogar de novo.
Uma experiência diferente porém inesquecivél.É até os que estavam achando chato sorriram quando um aluno e chamava de "tia". É claro que existia aqueles alunos bagunceiros e que não obedeciam.Mas ao longo da dinâmica descobriram que esses " bagunceiros" só queriam chamar a atenção da gente.Bom foi um dia ótimo levaremos esse dia como experiência,e para sempre.O nosso quase primeiro estágio,esperamos que venham mais experiências como esta.E que os que não gostaram,veja com essa nova experiência um aprendizado.E nunca esquecer,são apenas crianças!E como diz a música " Ser criança é amar a vida,sser criança e sempre ser feliz",e que venha novas oportunidades.


Alunas:Sara,Dayla,Barbára,Lohany,Carine Vargas,Karol Guimarães. Turma:CN 1001

Unknown disse...

Eu gostei muito da recreação com as crianças. Elas estavam bem calmas, e se comportaram bem. Só alguns meninos fizeram bagunça.
As crianças pareceram gostar muito da brincadeira. Eu só fiquei um pouco triste por que uma menina não conseguiu marcar nenhum ponto.
Ao todo, foi uma experiencia maravilhosa!

Unknown disse...

Bom, nos divertimos muito, foi bem interessante interagirmos com as crianças da 2ª série, no início achamos que eles estavam bem agitados, mas, depois notamos que queriam apenas brincar. Depois que ensinamos a brincadeira a eles, foi bastante divertido vê-los querendo sempre jogar mais, para consiguir ganhar pelo menos uma vez e depois dessa brincadeira com as crianças percebemos que pode ser bem legal fazer o curso normal, adquirimos conhecimentos, enfim, gostamos muito !
Alunas:
Ana Carolina
Priscila
Karine de Souza
Kassia
Aline Mello
Amanda
Ana Caroline

Crisitiano disse...

Bom,eu nao pretendo me tornar professora, porém ter tido essa experiência ensinando essas crianças um jogo, foi muito legal, pois so em ver aqueles sorrizinhos nos rostos deles, eles me chamando de tia "babi" foi tao gratificante e ao mesmo tempo parecia que nos eramos exemplos para eles, aquela pequena brincadeira se tornou tao especial e tao importante para eles, porque mesmo nos nao tendo dado nada para quem ganhasse eles queriam muito ganhar apenas para mostrarem que eram muito inteligentes, isso foi tao interessante, e eu gostei muito de dois menininhos em particular que foram o Kaio e o Matheus, que me lembraram eu quando era pequena pois o Kaio era muito carinhoso e esperto e o Matheus alem de ser esperto era muito eletrico, eles me chamaram muita atençãp por sua caracteristicas em fim eu gostei muito de ter feito esse trabalho.
Ass: Barbara Henrique

My memories disse...

Bom na minha opinião foi simplesmente incrível.Eu adoro crianças acho facinante o modo como elas veêm o mundo e interpretam as coisas.Mas não tenho muita paciência,admito.Antes tinha quase certeza que não daria certo, ainda mais quando cheguei na escola e eles estavam correndo de um lado para o outro.Mais o incrível é que quando começou -desde a hora em que me apresentei como: Tia Sara (: , até a hora de falar o que o grupo vencedor da dinâmica - ,eu simplesmente esqueci de tudo,esqueci que era impaciente, esqueci que era adolescente e virei criança outra vez.Quando alguém da equipe ganhava a rodada,eu pulava junto e era super expontâneo.Acho que faz parte da vida essas experiências,e aprendi que não posso descrever nada até que eu viva também Hoje vejo que não vai ser TÃO assustador dar estágios e passar 3 anos aprendendo a ensinar, talvez eu até me dê bem como professora, talvez não ... Mas as experiências que tive e sei que ainda vou ter,por mais que o tempo passe estarão sempre me acompanhando.E é isso que deixo,não é tão ruim quanto aparenta ensinar o que um dia nós aprendemos.E que por mais que seja difícil,sempre irá valer apena.Um beijo a todos, Sara Noé Sardinha *-*

Unknown disse...

Eu gostei muito de brincar com as crianças porque foi uma experiência nova. No começo eu achei que não daria certo mas depois me acostomei com a ideia. Eu adoro crianças e isso me ajudou muito.
As crianças se divertiram com a brindeira e na minha opinião gostaram muito.
A turma da segunda série é bem divertida.
Na minha opinião a nossa turma deveria ter outra experiência como essa, agora que as crianças já nos conhecem vão ficar menos agitadas e vão curtir mais!

Ana Carolina Dias

Unknown disse...

Dayla souza .

Eu adorei o trabalho ,acho legal interagir com as crianças ,eu gostei e espero fazer mais vezes , claro que tinham algumas crianças que não queriam colaborar, mas criança é assim mesmo. E até entendo porque eles tinham acabado de sair da recreação então estavam bem agitados,mas apesar de tudo eu amei a experiência foi muito interessante ,as crianças são bastante inteligentes e espertas o que me deixou animada e me mostrou que ser professora não deve ser tão ruim assim.

Unknown disse...

A Brincadeira que fizemos do boliche com as crianças, foi uma experiência muito boa para nós que futuramente queremos ser professores.
Bom,foi muito bom brincar com as crianças, mas eu acho que poderiamos fazer uma brincadeira mais divertida e menos chata, pois algumas das crianças não gostaram pois acharam chata.
Aluna:Mariana Oliveira, Turma CN 1002.

Thaynara layola disse...

Eu aprendi com o boliche que de uma brincadeira simples como o "BOLICHE", pode ser ótima,tanto para brincar,como tanto para o aprendizado das crianças BY: Thaynara Christini Turma:Cn 1002

Unknown disse...

De inicio o nosso objetivo era fazer as crianças se divertirem e aprenderem um jogo de palavras, dizendo palavras iniciadas com as letras que estavam nos pinos.
No começo da brincadeira todos brincaram e se divertiram, mas por nosso descuido as crianças acabaram ficando entediadas com a brincadeira e deixando-as lado. Acho que deviamos ser mais dinamicos em nossa brincadeira, foi a única coisa que nos atrapalhou em nossa tarefa.
Ass: Camila Galdino Da Silva N°5
CN:1002

Unknown disse...

CN 1002
Aluna:Karolina Pinto da Silva Moura
Minha experiência não foi muito boa,mas no fundo eu gostei,apesar das crianças não obedecerem muito,mas consegui lidar bem com elas.Soube respeita-las e fui bastante respeitada.
Enfim.não gosto muito de crianças mas nada que como um toque de carinho não se resolva...

Unknown disse...

A aula do boliche foi bastante interessante por que as crianças puderam aprender bastante conosco e nós aprendemos muito com eles.
Foi uma experiencia muito legal eu adorei e espero que eles tambem tenham gostado.

Unknown disse...

O boliche educativo foi uma grande experiência com os alunos.Gostei muito de ter participado dessa atividade,e ainda poder participar e me divertir jutos a eles.Apesar de muitos alunos nâo se comportarem muito bem e não quererem participar dessa atividade.Mas foi muito legal e bem divertido.

Aluna:Karina Pinto Da Silva Moura
CN1002

Unknown disse...

A aula do boliche foi muito intessante as crianças aprederam e se divertiram foi uma experiencia maravilhosa as crianças adoraram a aula eu tambem elas estavam um pouco agitadas mas foi muito tranquilo elas aprederam a fazer contas conosco foi super interessante foi maravilhoso poder aprender e ensinar as crianças

Unknown disse...

O boliche educativo na minha opinião não deu muito certo as crianças não gostaram da brincadeira.
Algumas crianças ficaram chateadas porque não acertavam os pinos outras não queriam mais brincar e assim foi a experiência com as crianças.

Aluna:Leidilaine B. Nunes
Turma:CN 1002

Unknown disse...

O jogo de boliche e uma atividade muito educativa porque mistura as disciplinas e isso e muito bom porque ajuda as crianças a se densenvolverem melhor nas aulas.Essa experiência que eu tive foi muito boa porque deu para perceber como as crianças são: tem umas que são agitadas demais, e também tem umas que são muito quietas, mas deu para aplicar o jogo.
Para concluir o boliche das letras e uma forma educativa e divertida de ensinar as palavras para as crianças. Eu gostei muito da experiência.

Aluna:Leidiane da Silva Santos
turma:cn 1002

Unknown disse...

A aula do boliche foi muito intessante as crianças aprenderam e se divertiram foi uma experiência maravilhosa, as criancas adoraram a aula e eu tambem elas estavam um pouco agitadas mas foi proveitoso, elas aprenderam a fazer contas conosco. Foi super interessante! Foi maravilhoso poder aprender e ensinar as crianças.
Rosangela cn 1002u

Unknown disse...

relatório sobre o boliche.

O jogo do boliche pode trabalhar com o raciocínio das crianças.
O jogo pode ser jogado de várias maneiras e formas.
O jogo pode ser feito de garrafas pet e uma meia.
Para melhorar você pode colar números ou letras que a criança vai derrubar e adivinhar qual letra ou número que foi derrubado.
aluna:Ana da c.Gonçalves
cn1002

Unknown disse...

Relatório, sobre o boliche

No dia que pegamos as crianças, a tarde ás 14:00 hs,para brincar e ter experiências sobre o boliche.Foi muito legal e importante para nosso desenvolvimento com as crianças.
Achei que algumas crianças teve dificuldades em somar as contas,quando eles(as) derrubavam os boliches.Mas eu e meu grupo ajudamos,e no final percebemos que as crianças já não tinham tanta dificuldade de somar na brincadeira.
Foram três meninas e um menino que conseguiram acertar mais pontos.
Depois da brincadeira,meu grupo, brincou de estátua,as crianças não gostaram tanto, porque queriam brincar com outro grupo.
Nosso grupo não permitiu , pois depois teriam aula,e iriam ficar suados.
A primeira experiência com as crianças,foi muito legal,aprendi muitas coisas,espero ter outras oportunidades.

Aluna:Gabriela Goulart Medeiros
Turma:CN 1002

Unknown disse...

Relatório, sobre o boliche

No dia que pegamos as crianças, a tarde ás 14:00 hs,para brincar e ter experiências sobre o boliche.Foi muito legal e imporatante para nosso desenvolvimento com as crianças.
Achei que algumas crianças teve dificuldades em somar as contas,quando eles(as) derrubavam os boliches.Mas eu e meu grupo ajudamos,e no final percebemos que as crianças já não tinham tanta dificuldade de somar na brincadeira.
Foram três meninas e um menino que conseguiram acertar mais pontos.
Depois da brincadeira,meu grupo, brincou de estátua,as crianças não gostaram tanto, porque queriam brincar com outro grupo.
Nosso grupo não permitiu , pois depois teriam aula,e iriam ficar suados.
A primeira experiência com as crianças,foi muito legal,aprendi muitas coisas,espero ter outras oportunidades.

Aluna:Gabriela Goulart Medeiros
Turma:CN 1002

Unknown disse...

O jogo do boliche é uma brincadeira educativa pois mistura varias disciplina e é bom porque ajuda as crianças a se desenvolverem melhor.
E para mim foi uma experiêcia muito boa,porque eu ja tive uma noção como é que se lida com as crianças.
Eles são legais de brincar,não deram muito trabalho para aplicar o boliche.
Calebe Gonçalves Davide.

Unknown disse...

Bom, eu me diverti muito, foi bem interessante interagir com as crianças da 2 série, no inicio achei que eles estavam meios agitados mas depois notei que queriam apenas brincar, depois que ensinamos a brincadeira a eles, foi bastante divertido ve-los querendo vencer e quando perdendo querendo jogar mais para coseguir guanhar pelo menos uma vez, depois dessa brincadeira com as crianças percebi que pode ser bem legal fazer o Curso Normal, enfim eu gostei muito...

Priscilla Santos -CN 1001

Unknown disse...

Bom, eu me diverti muito, foi bem interessante interagir com as crianças da 2 série, no inicio achei que eles estavam meios agitados mas depois notei que queriam apenas brincar, depois que ensinamos a brincadeira a eles, foi bastante divertido ve-los querendo vencer e quando perdendo querendo jogar mais para conseguir ganhar pelo menos uma vez, depois dessa brincadeira com as crianças percebi que pode ser bem legal fazer o Curso Normal, enfim eu gostei muito...

Priscilla Santos

Unknown disse...

Nós do grupo das Marias,adoramos a experiência com as crianças da 3ª série,eles foram muito educados conosco e nos fizeram perceber que devemos ter muita paciência e dedicação ao lidar com crianças.
Achamos muito interessante o fato que algumas crianças são mais lentas do que as outras e isso fez com que nós prestássemos mais atenção no desenvolvimento de cada criança durante o jogo.
Foi bem divertido e bem prazeroso para nós Marias.Gostamos muito mesmo da experiência e queremos repetir.

Colégio Estadual Maria Zulmira Tôrres
Turma:CN 1001
Aluna:Aline, Betânia,Fernanda,Lívia,Letícia,Luciana e Samara

Unknown disse...

Eu gostei muito dessa atividade, ela foi muito boa, não só para as crianças, mas como para mim também. Como eu quero ser professora no futuro, a convivência com as criançãs agora me ajudará a lidar melhor com elas daqui há uns 3 anos.

dri disse...

Bom, achei muito legal essa atividade, eu gostei muito de lidar com as crianças, elas foram muito educadas e me dei muito bem com elas,e axo q elas também gostaram. Já que estou pensando em me formar em professora futuramente o convivio com elas me ajudará muito.

dri disse...

Bom, gostei muito dessa atividade e de ter interagido com as crianças, elas são muito educadas e acho que elas também gostaram muito da atividade. Já que pretendo me formar em professora futuramente essa atividade me ajudou muito para isso.