quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O tradicional cafezinho pode ser aliado na perda de peso.


Segundo a nutricionista clínica e esportiva Kelly Kathryn, usado antes das refeições, o cafezinho inibe o apetite. Após as refeições, ele tira a vontade de comer doce na sobremesa.
Quanto mais perto da refeição se toma a bebida, mais proveito se tira dessas propriedades. Por causa da cafeína, o café também atua como termogênico, ou seja, aumenta a temperatura corporal, fazendo com que o organismo trabalhe dobrado para se resfriar, favorecendo a queima de calorias.
Agindo como estimulante, o café acelera o metabolismo, dando mais disposição para quem faz atividade física.  O café também atua como diurético, contribuindo para a eliminação de toxinas e evitando a retenção de líquidos no organismo.
Como o café pode atrapalhar a absorvição de minerais como o ferro, pelo organismo, a dieta do café não deve ser seguida por mais de um mês, e quem tem tendência a anemia deve evitá-la. Hipertensos, cardíacos e quem tem problemas com gastrite devem tomar cuidado com o excesso de cafeína.

Para usar a dieta do café não deixe consultar um médico.

(Reportagem publicada no Jornal Extra de 11 de novembro de 2013)

domingo, 24 de novembro de 2013

Ministério da Saúde define novas regras para doação de sangue no Brasil.

O que mudou:

  • O limite de idade passa para 69 anos.
  • O Teste de Ácido Nucleico -NAT (usado para identificar os vírus da Aids e da hepatite B), passa a ser obrigatória em todas as bolsas de sangue coletadas nas redes pública e privada.
O que o doador precisa saber:
  • Para doar sangue é preciso estar bem de saúde e pesar no mínimo 50 quilos.
  • É necessário apresentar um documento de identidade com foto. Menores entre 16 e 17 anos devem apresentar autorização por escrito dos pais (o site do Hemorio disponibiliza um  modelo).
  • Resfriado, anemia, cirurgias, gravidez, amamentação (até 1 ano do bebê), tatuagens feitas há um ano e extração de dentes nas 72 horas anteriores, impedem provisoriamente, a doação.
  • Não há necessidade de jejum. Só é preciso evitar gordura três horas antes da doação.
(Reportagem publicada no Jornal Extra de 13 de novembro de 2013)

Ministério da Saúde lança nova campanha de combate à dengue..


O ex-jogador de futebol, Cafu, é o garoto propaganda da nova  campanha de combate à dengue que tem como slogan "Não dê tempo para a dengue".



O que é preciso saber, e lembrar sobre a dengue:

  • O mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti, tem hábitos diurnos e voa baixo.
  • Os primeiros sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dor nas articulações e no fundo dos olhos. Queda da pressão arterial, vômitos que não passam, sangramentos e dor intensa na barriga são sinais de complicação.
  • Tão logo apareçam os primeiros sintomas da dengue deve-se procurar atendimento médico e evitar a automedicação.
  • A prevenção é muito importante.Tenha atenção ao armazenamento do lixo. Elimine tudo que possa virar criadouro do mosquito transmissor. Ele coloca ovos nas paredes de recipientes, por isso, esfregue-os com uma escova de limpeza.
É preciso atenção não só com as larvas, mas também com os ovos do mosquito, que podem resistir por mais de 500 dias.

(Reportagem publicada no Jornal Extra de 20 de novembro de 2013)

sábado, 23 de novembro de 2013

32ª Festa Reflexão - Grucon de Cachoeiras de Macacu


Mais um evento de sucesso organizado pelo Grucon de Cachoeiras de Macacu com muita música, dança, capoeira, comidas, artesanato , ... apresentados por artistas de nossa cidade e visitantes.

"Quando rufarem os tambores ouçam não só com os ouvidos mas com a alma e o coração."
(Palavras da professora Celeida no encerramento do evento)

Parabéns a toda Família Grucon!

Até 2014 se Deus quiser.