domingo, 8 de abril de 2012

Seja a Páscoa, um alegre encontro com o Cristo ressuscitado!

Símbolos da Páscoa e seus significados:

Cordeiro: Moisés sacrificou um cordeiro em homenagem e agradecimento à Deus pela libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Também simboliza, do ponto de vista cristão, Jesus Cristo, que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.


Sinos: são eles que anunciam, nas igrejas católicas, a ressureição de Cristo no domingo de Páscoa.


Círio Pascal: é uma vela acessa com as letras gregas "alfa" e "ômega" (início e fim). A luz da vela representa a ressureição de Cristo.


Pão e vinho: simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia (Santa Ceia).


Coelho da páscoa: simboliza a fertilidade e a esperança de vida nova.


Ovos de Páscoa: assim como o coelho, o simbolismo dos ovos está relacionado com uma nova vida e com a fertilidade.


Colomba pascal: criado na Itália, é um pão doce em formato de pomba. A pomba simboliza a paz de Cristo e também a presença do Espírito Santo.


Fonte: http://www.suapesquisa.com/pascoa/simbolos_pascoa.htm

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sexta-feira Santa

Senhor Morto. Escultura barroca do século XVIII
Matriz de Pirenópolis, Goiás.

A Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão' é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa, data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.


Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo Pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo. É o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.